Spathoglottis unguiculata




Nome Científico: Spathoglottis unguiculata
Nomes Populares: Orquídea-grapete, Grapete, Orquídea-cheiro-de-uva, Orquídea-uva
Sinonímia: Limodorum unguiculatum, Spathoglottis breviscapa, Spathoglottis schinziana
Família: Orchidaceae
Categoria: Flores, Orquídeas
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: Nova Caledônia, Oceania, Vanuatu, Wallis e Futuna
Altura: 0.3 a 0.4 metros, 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Solo: Fértil, profundo, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica
Regas: Frequentes, mas sem encharcamentos
Multiplicação: Divisão das touceiras
Curiosidades: Exala suave perfume que lembra uva



A orquídea Spathoglottis unguiculata pertencente a família botânica Orchidaceae ficou conhecida por diversos nomes populares, entre o mais conhecido orquídea-grapete. A Spathoglottis unguiculata é uma planta terrestre, herbácea e muito ornamental, reconhecida principalmente por causa de uma particularidade, suas flores possuem aroma de uva.
A bela espécie apresenta pseudobulbos pequenos, de onde surgem quatro folhas grandes, plissadas, estreitas, com cor verde vibrante com cerca de 30 cm de comprimento aproximadamente.
Sua origem é Nova Caledônia, Oceania, Vanuatu, Wallis e Futuna, locais de clima propício para o cultivo da Orquídea grapete, ou seja regiões de clima Equatorial, Subtropical e Tropical. Apesar do crescimento simpodial, seu aspecto geral é entouceirado, por causa de seu rizoma curto.
Esta bela orquídea pode florescer em qualquer época do ano, despontando acima da folhagem belas inflorescências racemosas, densas e eretas, que vão abrindo as flores da base em direção ao ápice.
A floração de suas flores roxas, com o labelo franjado e amarelo com cerca de 4 cm de diâmetro, duram de 30 a 45 dias, deixando o ambiente com um delicioso aroma que remete a uvas. Se polinizadas produzem frutos alongados e verdes, com nervuras longitudinais marcadas e numerosas sementes diminutas.
A orquídea-grapete pode ser cultivada diretamente em canteiros adubados como forração, ou como florífera perene em maciços ou bordaduras, ficando bem ornamental quando cultivada também em vasos e floreiras. Prefere locais semi-sombreados, se adaptando também aos locais ensolarados e se cultivada em ambientes interiores, deve-se ter o cuidado de mantê-la bem iluminada e ventilada, com sombreamento de até 50%.
Curiosamente as florações sucessivas e duráveis desta bela espécie não conseguem se sobressair ao efeito decorativo de sua folhagem de textura grossa. Para criar um belo efeito ornamental em seu jardim, prefira cultivá-la juntamente com flores amarelas.
Deve ser cultivada em solo fértil, profundo, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado com frequência, não tolera frio intenso e não resiste ao encharcamento. O clima ideal para seu cultivo deve ser quente e úmido, multiplicando-se por meio da divisão das touceiras.




Veja Também:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.