Echeveria sp






Nome científico: Echeveria sp 
Nome Popular: Echeveria, rosa-de-pedra, Bola-de-Neve-mexicana 
Família: Crassulaceae 
Divisão: Angiospermae 
Origem: México
Clima: Subtropical
Solo: bem drenável, composto com terra vegetal e areia
Irrigação: periódica, mas sem encharcamento
Flores: pequenas e róseas de pouco valor ornamental
Luminosidade: sol pleno
Propagação: estaquia e separação de mudas laterais
Porte: até 20 cm 
Ciclo de Vida: Perene
Curiosidade: na falta de adubação com NPK, pode-se utilizar a farinha de osso, farinha de peixe ou torta de algodão. 

A Echeveria já é muito conhecida no Brasil, embora seja originária da América do Norte e do México, é uma das suculentas mais belas e populares nas lojas de paisagismo, floriculturas, viveiros de mudas e hipermercados.
Conhecida popularmente por bola de neve mexicana ou rosa de pedra, a echeveria pertence a um grande grupo de suculentas que formam sua espécie. Suas folhas são espessas e em forma de roseta que geralmente são de coloração esverdeada, mas que também podem ser rosadas ou acinzentadas, mas sempre com beleza impar.
A Echeveria pode produzir florezinhas geralmente rosadas, agrupadas em hastes florais, que florescem no Verão mas sem grande importância ornamental, embora chamem muita atenção pelos pequenos detalhes.
Pode ser cultivada solitária ou maciços compondo canteiros de jardins, juntamente com bromélias e cactáceas, fica bem formando bordaduras de canteiros ou cultivadas em vasos e floreiras.
Deve ser cultivada preferencialmente em solos bem drenáveis compostos com terra de jardim, terra vegetal e areia, em pleno sol, não suporta encharcamentos, mas com regas periódicas.
O melhor clima para o cultivo da echeveria é o subtropical, tolera o frio, mas não geada e se multiplica facilmente por estaquia ou pela separação de suas mudas laterais.
Não requer cuidados especiais nem adubações periódicas, embora seja aconselhável fertilizar mensalmente com adubo NPK rico em P.
É importante ficar atento ao ataque de cochonilha, praga comum que ataca esta espécie.
Seu preço é considerado baixo frente sua beleza e sofisticação, ideal para presentear uma pessoa especial.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.