Agave vilmoriniana



A beleza da Agave polvo (Agave vilmoriniana) conquista não só pelo visual ornamental, mas também pela forma exótica de suas folhas, que ficam muito ornamentais em jardins de grande porte ou em grandes gramados, indicada também em jardim de pedras.
A Agave polvo é originária do México e no Brasil conquistou paisagistas por sua beleza peculiar, seu porte grande, cerca de 1 a 1,5 metros de diâmetro é perfeito para ornamentar grandes jardins, suas folhas estreitas, onduladas e retorcidas, lembram os tentáculos de um polvo, por isso o nome popular.
Prefere o clima quente e úmido e deve ser cultivada ao sol pleno e com regas controladas e o solo deve ser bem drenado, a Agave polvo consegue tolerar solo ligeiramente seco.
A Agave vilmoriniana é rústica, portanto de baixa manutenção e sua propagação se faz por bulbilhos e mais raramente por mudas e estacas de folhas.
Floresce apenas uma vez, depois de 4 a 15 anos do plantio, surge uma inflorescência de mais de 7 metros de altura, com muitas flores amarelas, que são seguidas por bulbilhos (mudas bebê) após isso, como acontece com todas espécies de agave, a planta morre.
Não há necessidade de poda, mas se forem podadas as folhas inferiores, a planta ficará com visual semelhante a de um grande abacaxi. Após a florada a planta morre e deve ser inteiramente removida.





Nome Científico:Agave vilmoriniana.
Nomes Populares: Agave-polvo, Octopus Agave.
Família: Agavaceae.
Ciclo de Vida: Perene.
Origem: México.
Porte: 1 metro de altura e 1,5 metros de diâmetro.
Flores: amarelas, após 4 anos do plantio
Luminosidade: Sol pleno.
Regas: 1 vez por semana, deixe o solo secar entre regas, suporta solo ligeiramente seco.
Clima: Quente e úmido ou ameno.
Poda: somente de limpeza
Propagação: Por bulbilhos e mais raramente por mudas e estacas de folhas.




Veja Também:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.