Ficus Pumila - Trepadeira Unha de Gato




A Ficus pumila é uma bela trepadeira originária da Ásia, China, Japão e Vietnã pertencente a família botânica Moraceae muito utilizada no paisagismo. Conhecida popularmente por Herinha ou Unha de gato, a Ficus pumila possui ramos muito aderentes, dispensando qualquer tipo de tutoramento. Rústica, para que cresça, basta apenas lhe fornecer um suporte adequado, e em pouco tempo estará completamente formada sobre qualquer superfície.
O desenvolvimento da Ficus pumila é rápido e sua manutenção deve ser constante, pois, sem as podas periódicas ela amadurece e se torna lenhosa, frutifica e destrói o suporte. Quando cultivada em climas tropical ou subtropical atinge facilmente até 12 mts e por ser excepcionalmente aderente é indicada para recobrir de verde muros, paredes, escadas, colunas e moldes de topiaria, preferencialmente estruturas sem acabamento. Tolera o frio.
São encontrados outras variedades de Unha de gato que não apresentam a mesma rusticidade, como o caso da Unha de gato variegada e outra de folhas bem pequenas.
A Ficus pumila deve ser regada regularmente, prefere solo fértil enriquecido com matéria orgânica, sempre exposta ao sol pleno. Sua multiplicação acontece por meio de estaquia.






Nome Científico: Ficus pumila
Nomes Populares: Unha-de-gato, Herinha
Família: Moraceae
Categoria: Trepadeiras
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: Ásia, China, Japão, Vietnã
Regas: Regulares
Altura: 9.0 a 12 metros
Solo: Fértil, enriquecido com matéria orgânica
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Multiplicação: Estaquia
Dicas e Cuidados: Planta tóxica





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.