Como Cultivar Ficus Dentro de Casa?





O Ficus é uma excelente planta de interior e dá um toque da tão necessária vida verde e saudável nos nossos lares.  Existem inúmeras variedades, desde a versão bonsai com uma linha elegante ou o Ficus com forma de colher, com folhas onduladas que se parecem com ondas de uma brisa quente tropical.
Fertilidade e abundância
O nome Ficus é a denominação latina da figura das plantas. Um Ficus não é só ter uma planta em casa; para muitas pessoas é venerado como uma árvore sagrada, símbolo da fertilidade e da abundância. Assim, ouça atentamente os desejos da sua Ficus e como este oferece uma vida confortável em sua casa, garantir uma paz abundante, energia e um vínculo para a vida toda.






Silenciador Natural:
Com a sua Ficus tem assegurado desfrutar de paz juntos. Esta planta, especialmente a Ficus benjamins, é conhecida pela sua absorção acústica que, com sua captura, é capaz de reduzir o som até 5 decibéis, conseguindo atenuar o grande impacto sonoro em zonas de grandes superfícies e casas. Coloque um grupo de plantas num canto da sala e descanse e goze o silêncio.






Cuidados:
É uma planta resistente, que tolera bem as altas temperaturas, pouca luz e humidade escassa. Mas, realmente, precisa de muita luz, mas não luz do sol direta, especialmente nos meses de verão. Se tiver uma má iluminação, poderá perder as suas folhas com mais facilidade; elimine aquelas que ficarem amareladas. Evite colocá-la num lugar onde há correntes de ar e pode viver perfeitamente no exterior, se as temperaturas forem agradáveis. Coloque-a no interior, se o tempo estiver frio ou se houver geadas.
É uma planta que não precisa de humidade elevada, no entanto, agradece uma pulverização de vez em quando, especialmente durante os períodos de calor extremo ou quando o ambiente estiver seco por aquecimento. É preciso regar quando a terra estiver seca, mas nunca a deixe encharcada. E para que a planta permaneça esplêndida e vigorosa, pode cortar as últimas duas ou três folhas da ponta de cada ramo, operação que pode realizar a cada 3 meses, aproximadamente.






Nome Científico: Ficus benjamina
Nomes Populares: Ficus, Fico, Fico-chorão, Figueira, Figueira-benjamim
Família: Moraceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Árvores, Árvores Ornamentais, Bonsai, Cercas Vivas
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: Ásia
Regas: Regulares
Altura: acima de 12 metros
Solo: Fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Multiplicação: Estacas lenhosas e sementes.






Muito popular, o Ficus benjamina pertencente a família botânica Moraceae é uma imponente árvore que pode ser utilizada também na decoração de ambientes internos. De caule acinzentado, raízes aéreas e ramos pêndulos, o Ficus possui crescimento que vai do moderado ao rápido e, em condições naturais, pode chegar facilmente aos 30 metros de altura. As folhas são pequenas, brilhantes e perenes, de coloração verde ou variegada de branco ou amarelo, possui formato elíptico com a ponta acuminada e apresentam leves ondulações nas bordas.
As discretas flores brancas do Ficus não possuem valor ornamental, seus frutos vermelhos e pequenos são decorativos mas são capazes de atrair para o jardim diversas espécies de passarinhos. O Ficus benjamina ficou muito conhecido principalmente por causa de suas raízes agressivas, que costumeiramente racham os pavimentos e calçadas ou vasos onde foi plantado.
Muito visada para trabalhos topiários o Ficus possui caule flexível que permite seu trançamento quando jovem, conferindo a planta um charme todo especial, o Ficus adquire facilmente formas arredondadas e compactas e com tantos benefícios acabou se tornando uma espécie muito utilizada na arte do bonsai.
Apesar de ser muito rústico, quando plantado em vasos, em interiores não aprecia mudanças de lugar, correntes de ar frio, encharcamentos e ar-condicionado e nestas condições é comum que suas folhas amarelem e caiam, mas pode rebrotar com vigor depois de resolvido o problema.
Deve ser cultivado a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.
Multiplica-se por sementes e estacas lenhosas.






Visite também também: Blog Circulo do Verde






Veja Também:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.