Philodendron hederaceum





Nome Científico: Philodendron hederaceum
Sinonímia: Arum hederaceum, Pothos hederaceus, Philodendron speciosum, Philodendron scandens, Philodendron prieurianum, Philodendron micans, Philodendron cuspidatum, Philodendron microphyllum, Philodendron oxycardium, Philodendron oxyprorum, Philodendron hoffmannii, Philodendron acrocardium, Philodendron pittieri, Philodendron harlowii, Philodendron miduhoi
Nomes Populares: Filodendro-brasil, Filodendro
Família: Araceae
Categoria: Folhagens, Forrações à Meia Sombra, Trepadeiras
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América Central, América do Norte, América do Sul, Antilhas, Bolívia, Brasil, México, Peru
Altura: 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene
Solo: Fértil, rico em matéria orgânica
Regas: Constantes
Multiplicação: Estaquia
Cuidados: Todas as partes da planta são tóxicas. Mantenha fora do alcance de crianças e animais domésticos. Utilize luvas em caso de podas.



O Philodendron hederaceum pertencente a família botânica Araceae é conhecido popularmente como filodendro-brasil, fazendo referência ao verde amarelo da bandeira brasileira. É uma planta herbácea que apresenta uma bela folhagem de cores vivazes, contrastantes entre si.
Suas folhas brilhantes possuem cor verde escura, com o centro verde-limão, suas folhas jovens são mais cordiformes, menores, e com as cores demonstrando bem a cultivar. Como em outras espécies que apresentam variegação, com a maturação da planta ocorre a reversão da cor, e ela torna-se totalmente verde escura, como um filodendro comum. No entanto, a maturação da planta é lenta e exige clima tropical úmido. Ou seja, podemos aproveitar sua beleza juvenil por muito tempo, antes que ela atinja a idade adulta. As inflorescênicas são axilares, solitáras e do tipo espádice.
Ideal para plantar em vasos ou cestas pendentes, o Philodendron hederaceum ornamenta muito bem ambientes interiores iluminados. Quando cultivado em canteiros, faz às vezes de forração de meia sombra.
O Filodendro brasil cresce vigoroso quando cultivado sob meia sombra ou luz difusa, em solo fértil, rico em matéria orgânica e irrigado frequentemente.
Quando cultivada na forma de trepadeira deve ser tutorada por suporte fixo e poroso para que possa subir e se fixar bem. Troncos naturais são ideias para o Filodendro brasil se desenvolver rapidamente,  paredes sem acabamento, rochas porosas e irregulares ou outras superfícies, como suportes revestidos de fibra de côco, também podem ser ótimas opções.
O Filodendro brasil aprecia o calor e a umidade tropicais e não tolera ventos intensos ou geadas. Em países de clima temperado, pode ser conduzida se protegida por estufas ou em ambientes internos.
O crescimento inicial do Filodendro brasil é lento, mas com o passar do tempo cresce cada vez mais rápido e com mais vigor. Para estimular o crescimento faça adubações semestrais com adubo orgânico, fertilizantes foliares aplicados de 15 em 15 dias também contribuem para um melhor desenvolvimento da planta.
Multiplica-se facilmente por estaquia, em qualquer época do ano. As estacas podem enraizar diretamente no substrato de plantio ou mesmo em uma vasilha com água.



Veja Também:


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.